quarta-feira, 11 de abril de 2012

PRÓXIMAS VIAGENS

Em meio às atividades da montagem do nosso novo espetáculo, continuamos com as apresentações d"A Pereira..." que, neste mês de abril, serão realizadas na programação de dois eventos importantes: o 54º FESTA, em Santos-SP, o mais antigo festival de teatro do país; e o Circuito SESC de Artes-PR, que passará pela capital Curitiba e mais cinco cidades do interior do estado. Quem estiver em alguma destas cidades, seja bem-vindo e tenha um ótimo espetáculo!

Veja a programação do Festival Santista de Teatro: http://festivalsantista.com.br/

Lista das cidades que serão visitadas pelo Circuito SESC de Artes:

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Artistas londrinenses unidos em Cortejo

Organizado pelo Movimento dos Artistas de Rua de Londrina, o cortejo CelebrAÇÃO em prol da Arte Pública foi realizado em Londrina, no último 27 de março, reunindo cerca de 100 artistas londrinenses, atuantes em diversas áreas.
Foto: Natália Turini

Um abaixo assinado com as principais revindicações do grupo está percorrendo a cidade, através dos integrantes do movimento. Há também uma versão online do documento disponível no endereço: http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2012N22638
O M.A.R.L. mantém seus encontros em toda primeira segunda-feira de mês, na sala de espetáculos do SESC Londrina, sempre às 18h30. Os artistas de rua e sociedade londrinense em geral, estão convidados a fazerem parte deste movimento!





Carta à sociedade e poder público de Londrina


                O Movimento dos Artistas de Rua de Londrina – MARL surge com o objetivo de reunir artistas de todas as áreas e que desenvolvam o seu trabalho voltado a apresentações em espaços públicos. O movimento visa estimular discussões artísticas e políticas que envolvam principalmente a cidade de Londrina, possibilitar a troca de informações e experiências, solidificar parcerias a fim de promover ações político-culturais e garantir o intercâmbio entre os artistas londrinenses e demais movimentos culturais brasileiros.
                O MARL é, acima de tudo, uma iniciativa popular, nascida da reunião de pessoas interessadas no fazer artístico em sua forma pública.
                Deve-se considerar como Arte Pública a idéia de arte fisicamente acessível, que modifica a paisagem circundante, de modo permanente ou temporário (retirado do site Itaú cultural). É a manifestação artística que visa alterar e se integrar à paisagem ordinária e, no caso das cidades, interferir na fisionomia urbana, recuperando espaços degradados e promovendo o debate cívicoO artista público é um cidadão em primeiro lugar (Siah Armanaji).
                No que diz respeito ao fazer artístico, o MARL compartilha a idéia de que ser artista é uma possibilidade que todo ser humano tem, independente de ofício, carreira ou arte. É uma possibilidade de desenvolvimento pleno, de plena expressão, de direito à felicidade. (Grupo Tá Na Rua,RJ, Amir Haddad).
                Com estes ideais traçados, o MARL vem à sociedade se apresentar, trazendo consigo a certeza de que toda a produção artística tem como fim e meio a própria sociedade, esta única titular de direitos sobre a arte que se almeja pública.
                Para tanto, o MARL convoca sociedade e autoridades públicas ao debate sobre aspectos do fazer artístico nos espaços públicos do Município de Londrina, tais como: 
·         a liberdade de expressão artística nos espaços públicos;
·         o fim da necessidade de autorização e licença de qualquer esfera da administração pública ao artista de rua;
·         Convocar a Secretaria Municipal de Cultura ao diálogo com os movimentos artísticos e culturais de Londrina como um todo, apoiando também as atividades que não fazem parte da lista de selecionados do programa Municipal de Incentivo à Cultura;
·         criar um “observatório” a fim de cobrar dos órgãos competentes a manutenção dos espaços públicos, garantindo o uso adequado pela sociedade e pelos artistas que deles se utilizam profissionalmente.
                Deve-se considerar que a liberdade de expressão artística é um bem inerente ao ser humano, e como tal, faz parte do escopo dos direitos fundamentais da pessoa humana. Sendo assim, tem a sua efetivação garantida pela Constituição Federal de 1988, em seu art. 5º, inciso IX, quando este estabelece que: “é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação”. Segundo a Constituição Federal, deve-se ir além, sendo papel do Estado garantir a plena execução dos Direito à Cultura, conforme seu art. 215: “O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais”.
                No que tange a emissão de licenças, autorizações ou alvarás vale ressaltar que, no exercício da livre expressão intelectual e artística, a Constituição Federal explicita que é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença e, de maneira geralveda toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística (art. 215, § 2º, CF).
                Ademais, uma vez que é papel do Estado garantir o pleno exercício dos direitos culturais, a Secretaria Municipal de Cultura, como parte do Estado,  deve assumir o seu papel enquanto ente ativo na formulação e execução de políticas que protejam o fazer artístico e o livre acesso da população ao produto cultural. Desta maneira, é preciso que a Secretaria de Cultura, juntamente com os artistas de Londrina, estabeleçam um debate que vá além do incentivo monetário no começo do ano, representando o artista frente às demais esferas da administração pública, direta ou indireta, a fim de garantir que o instituto da livre manifestação artística seja respeitado.
                Por fim, requer-se a viabilização de uma maneira de assegurar à sociedade e ao artista a utilização do espaço público enquanto meio para a arte dita de rua. Para que isso ocorra, o espaço público, assim como os demais espaços destinados a realização da atividade artística, deve ser constantemente objeto de manutenção por parte da administração pública.
                Salientamos que se trata de uma iniciativa popular que tem o popular e a sociedade enquanto finalidade. A discussão sobre o fazer artístico que se pretende público só terá efeito quando voltada àquele responsável por tal arte existir, que é o cidadão e a todos os cidadãos! E é a ele que este movimento se apresenta, levantando o debate e, acima de tudo, a arte!





               


Londrina, 06 de março de 2012.


Movimento dos Artistas de Rua de Londrina - MARL
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------