segunda-feira, 22 de julho de 2013

Um giro por todo o Brasil

Paraty/RJ
Recife/PE
Começamos nossa circulação no mês de março deste ano, e até agora tivemos experiências muito relevantes. Com este espetáculo, freqüentemente nos apresentamos em espaços públicos, como praças, feiras, parques, etc. Esta característica faz com que entremos em contato com os transeuntes de diferentes cidades, o que de certa forma nos aproxima do que há de popular na cultura de cada cidade, já que é na rua que se encontram os vendedores ambulantes, pregadores, artistas mambembes, mendigos e toda e qualquer espécie de cidadão. Sendo assim, naturalmente há respostas diferentes ao nosso espetáculo, e isso, para nós, é uma oportunidade rica em descobertas de como entrar em contato com o outro, em diferentes contextos e condições.

Oficina O corpo individual e coletivo no espaço - Recife/PE
 Além do espetáculo, estamos circulando com uma oficina voltada para o aspecto da coletividade em cena, aprofundando a noção corporal e espacial do ator, e desenvolvendo a busca pelo contato atento e franco entre duas ou mais pessoas. As oficinas que ministramos pelo Palco Giratório têm nos proporcionado a relação direta com atores de outros estados, companhias e meios de trabalho. A sobrevivência de uma companhia teatral depende também do diálogo de seu material de pesquisa com outros profissionais, em outros contextos, e isso tem nos fornecido novas ferramentas para levar adiante nossas indagações.

Temos participado também do que neste programa é chamado de Pensamento Giratório, um ciclo de debates a respeito de um tema que nós mesmos propusemos. Além das discussões formais sobre o tema que propusemos, outra pergunta freqüente se apresenta neste tipo de atividade: Como discutir teatro, senão fazendo-o? Quais os meios mais sinceros de abordar aspectos relacionados à linguagem teatral sem formatá-la em padrões ou determinantes, que neste caso muito pouco determinam?

 
Intercâmbio - Cia. Brasileira de Mystérios e Novidades
Intercâmbio - Cia. Brasileira de Mystérios e Novidades


Temos nos deparado com profissionais excelentes, tanto os do SESC quanto os curiosos e famintos por novidade que acompanham a programação do Palco Giratório. Esta experiência tem esclarecido para nós, enquanto Núcleo de pesquisa em teatro, questões relacionadas ao nosso ofício e nossa linguagem.

Uma iniciativa que proponha o contato entre diferentes grupos teatrais com diferentes cidades, na proporção e estruturação que propõe o Palco giratório, revela por si própria sua eficácia. 

A experiência que temos tido, enquanto artistas em constante formação, e o retorno que temos de diferentes espectadores e participantes de oficinas e debates, é para nós a garantia de que estamos integrando uma programação, cuja tradição e promissão já são imensamente reconhecidas, que efetivamente se revela como algo transformador para a cultura brasileira.
Debate após a apresentação - Rio de Janeiro/RJ